Praia do Forte é para as pessoas que buscam: muito sol e belas praias. Localizada no município de Mata do São João, a 50 km de Salvador, a região é conhecida por suas piscinas naturais que atraem turistas de todo mundo.

Para quem gosta de ficar próximo a natureza é o destino perfeito, a região possui uma natureza exuberante e proporciona experiências únicas para os seus turistas. Nesta publicação reunimos as principais atrações da Praia do Forte, para te convencer a viajar para este paraíso do litoral baiano.

Praias Paradisíacas

praia-forte

Praias com águas quentes, areia branca, cercadas por coqueiras e um mar tranquilo, estas são as principais características da Praia do Forte. Ao todo são 14 km de orla com praias que agradam a todos os gostos.

Na Praia do Lord, por exemplo, os visitantes podem curtir uma grande piscina natural que aparece durante a maré baixa. Fenômeno que se repete em outras praias da região e que faz sucesso entre os turistas, que aproveitam para mergulhar em meios aos recifes.

As praias com piscinas naturais são ideias para famílias com crianças pequenas, que podem entrar na água sem o perigo do mar a aberto. O fenômeno se repete na Praia Papa da Gente, que também faz sucesso entre os surfistas.

Praia do Porto está localizada em frente a Igreja de São Francisco de Assis e ao Projeto Tamar. Sua localização colabora para um ambiente mais movimentado, cercado por barracas com comidas típicas e outros produtos dos pescadores. Entretanto, a beleza é a mesma característica da orla da Praia do Forte.

Em frente ao Tivoli Eco Resort está uma praia tranquila e reservada, ideal para quem gosta de realizar caminhadas no início da manhã ou final da tarde. Além disso, seguindo a faixa de areia os visitantes podem chegar até a Praia de Itacimirim onde acontece o encontro do Rio Pojuca com o mar.A Vila da Praia do Forte

vila-praia-forte

Um dos programas indispensáveis ao visitar a Praia do Forte é curtir um bom passeio pelas ruas da pequena Vila. Um lugar onde prevalece o clima tranquilo e praiano da região, com uma ótima infraestrutura pronta para receber os visitantes.

Na Vila da Praia do Forte só é possível transitar de a pé ou de bicicleta, já que o transito de carros é proibido. Regulamentação que ajuda a manter a atmosfera interiorana que cerca as lojas, bares e restaurantes espalhados por ali.

O passeio é essencial para experimentar pratos típicos da gastronomia baiana como beijús, acarajá ou peixes preparados na hora. Quem quiser uma refeição mais sofisticada também irá encontrar restaurantes que trazem pratos da culinária francesa, italiana e japonesa.

Nos bares a diversão vai até altas horas da noite, onde pessoas de todas as tribos degustam petiscos, bebem e escutam boa música. Quem quiser um programa mais tranquilo pode realizar passeios noturnos pela região.

É na Vila que está um dos principais cartões postais da Praia do Forte, a Capela de São Francisco de Assis. Que por estar situada próximo a Praia do Portopresenciou ao longo dos anos as principais manifestações populares dos pescadores da região.

É onde acontece as festas tradicionais da região como a do Padroeiro, Caretas, Reisado, Ramos e a Puxada de Rede.Visita ao Projeto Tamar

projeto-tamar-praia-forte

sede do Projeto Tamar é outra atração bastante requisitada entre os turistas que viajam para Praia do Forte. Criado em 1982, o projeto ocupa uma área de 10 mil metros quadrados próximo as ruínas do Castelo Garcia d’Ávila, outro ponto turístico da região.

Nas suas instalações é possível aprender sobre as espécies de tartarugas marinhas e entender a importância da preservação destas espécies. Além disso, os visitantes podem visitar tanques e aquários com exemplares de tartarugas marinhas da região.

A visita ao Projeto Tamar Praia do Forte faz muito sucesso entre crianças e adultos, por isso vale a pena conferir a programação do projeto. Confira quais são as principais atrações do local:

  • Visita orientadas que duram cerca de 1 hora;
  • Espaços temáticos com informações sobre o trabalho de proteção as tartarugas;
  • Oficinas de arte para as crianças;
  • Visitação noturna e acamamento no projeto.

Durante a época de desova das tartarugas, entre os meses de dezembro e fevereiro, é possível acompanhar de perto o trabalho da equipe do Projeto Tamar.Que transfere os ninhos em áreas risco para lugares seguros, chamados de cercado de incubação, e acompanha o nascimento dos filhotes.

As tartarugas que não conseguem alcançar a superfície são recolhidas e, no final da tarde, a equipe do projeto libera os animais na praia. Processo que pode ser acompanhado de perto pelos visitantes, que aproveitam o momento para aprender mais sobre o clico de vida das tartarugas.Observar as Baleias Jubarte

instituto-baleia-jubarte-praia-forte

Outro passeio que faz sucesso entre os turistas da Praia do Forte é a oportunidade de observar a passagem das Baleias Jubarte pela região. Que passam pela região entre os meses de julho a outubro, fugindo das águas frias da Antártida durante o seu período de reprodução.

Em 2000 o Instituo Baleia Jubarte foi criado com o objetivo de monitorar e auxiliar na conservação das baleias no litoral brasileiro. Na sua sede é possível visitar um museu com informações sobre a espécie e o trabalho de preservação do instituto.

Os visitantes também podem participar das chamadas “baleiadas”, passeios em alto mar onde é possível observar de perto as baleias que podem atingir até 16 metros de comprimento. Antes do passeio eles participam de palestras que abordam os hábitos, comportamentos e as principais curiosidades destes mamíferos.

Fonte: https://eliteresorts.com.br/blog/destinos-brasileiros/praia-do-forte-principais-destinos-bahia/

Leave a Reply

Somos a TransferBA!

Excelência em qualidade
em serviços de transfer na Bahia.

Contato

Endereço:
Conjunto Mussurunga
1 setor A
Caminho 16
Casa 12
CEP: 41.490-334
(A 5 minutos do Aeroporto de Salvador)

Tel: +55 71 98236-5331
E-mail: contato@transferba.com.br

1
Olá! Precisando de um translado?
Fale com nossa equipe no WhatsApp agora mesmo.
Powered by